segunda-feira, 15 de junho de 2009

Como apagar parte indesejável de uma imagem - 1° caso: um "nome escrito na imagem"

Constantemente, a gente se defronta com imagens que quer aproveitar por inteiro, mas tem alguma palavra escrita que atrapalha. Por exemplo, um wallpaper (papel de parede) que você baixa da internet, uma moldura que tem nomes escritos em outros idiomas , e a gente lamenta, porque ela seria perfeita pra o que desejamos fazer. Bem, não prometo milagres, mas digo que o Photoshop tem várias ferramentas e maneiras eficientes de solucionar isso: retirar uma parte indesejável da imagem e substituir por outra.
Neste primeiro caso, vou me limitar a imagens que têm nomes escritos, vamos supor, noutra língua, com fundo bem regular, isto é, com estrutura bem regular da imagem.
Tomemos como exemplo, a moldura abaixo. Ela tem dois problemas, está em jpeg e tem um nome escrito em russo. Quanto a transformá-la em camada editável, com área transparente para foto já foi explicado na postagem anterior (Ver: http://tutorialmaniacs.blogspot.com/2009/06/como-transformar-moldura-de-jpeg-em.html).

Para baixar a moldura, clique na imagem:

Passada essa etapa, vamos agora retirar a palavra escrita noutra língua; siga os seguintes passos (acho que esse, no caso, é o modo mais simples):

1 - Escolha a ferramenta clone stamp tool (ferramenta de clonagem); ela está localizada no menu esquerdo (geralmente), ou tecle a letra "S", que é o atalho do Photoshop para essa ferramenta. Esse menu esquerdo é conhecido como caixa de ferramentas ou toolbox.
Por que essa ferramenta? Porque ela simplesmente faz uma cópia de algum trecho da imagem e é adicionada como um remendo na parte da imagem que você quer/precisa eliminar. É como se você copiasse de algum trecho da imagem e adicionasse noutro trecho, entendeu? é uma das mais úteis ferramentas de montagem e se presta para diferentes finalidades: copiar grama de uma parte da imagem pra outra; copiar cabelo de uma parte da imagem pra outra parte da cabeça, por aí vai. Nesse caso, vou só explicar como remendar a partir de um fundo uniforme. Para usá-la, primeiro você tem que demarcar a área que quer copiar. É importante entender isso porque é essa parte que você vai adicionar na área a ser transformada. Para isso, escolha a ferramenta e clique em alt. No momento em que você clicar em alt, o próprio ícone da ferramenta se modifica e nesse instante clique no exato local que quer copiar e remendar noutras partes da imagem.
É importante notar que essa ferramenta possui a opção hardness (dureza), que seria uma distância entre o ponto principal em que se clicou para ser o remendo e as áreas próximas a ele. Assim, se escolher um hardness alto, a clone stamp tool vai repetir áreas de acordo com essa distância. Parece difícil, mas no momento em que estiver utilizando essa ferramenta você vai entender melhor.
Vejam onde está localizada a opção de hardness. Quando clica na ferramenta, qualquer ferramenta, aparece u menu na parte superior do Photoshop de acordo com essa ferramenta, conforme mostrado a seguir:
Fiz o vídeo abaixo (sem som, desculpem o extremo amadorismo), apenas mostrando como utilizei a ferramenta, reparem que aparece um símbolo como se fosse o sinal de "+"; esse símbolo indica a hardness. Vamos dar uma olhada:


Por fim, pode salvar a imagem como PNG. Escolha File - save as - PNG (arquivo - salvar como - PNG).
O resultado final é esse:
Espero que o tutorial tenha sido útil. Se leu até aqui, obrigado!
Tutorial totalmente escrito por Jackson Angelo do blog jacksonangelo.blogspot.com. Por favor, se compartilhar ou copiar, lembre-se, se possível, de me dar os créditos. Apesar de que eu saiba que um monte de gente explica isso melhor do que eu.

4 comentários:

Aleksey disse...

Muito massa

Jose disse...

Nossa, muito bom esse tutorial, exatamente o que eu estava procurando. Vlw!

Gisa disse...

Muito obrigada.....exelente tutorial.....e para mim vc não é amador e sim um profissional em andamento....PARABÉNS!!!!!

Elita disse...

Parabéns!!!!
Estou aprendendo muito com você!!!!
OBRIGADO!!!!

Postar um comentário