sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Recuperando fotos - parte 1

To tentanto aprender a recuperar fotografias. Esse é uma das primeiras que recupero. É uma foto bem antiga do meu pai.
É mais fácil encarar isso como uma forma de pintura, ou uma colagem em que a gente pega partes da imagem e as inserimos em locais semelhantes, cobrindo de modo "convincente" as partes danificadas da imagem. A superfície da imagem tem que ficar bem homogênea.
Basicamente, isso se faz com a ferramenta Clone Stamp Tool (ferramenta de clonagem; atalho: letra S).
Como o nome diz, ela vai clonar (copiar) pedaços da imagem.
Tendo já selecionado essa ferramenta, agora você clica na parte da imagem que não está danificada com a tecla "alt". Ao fazer isso essa parte será copiada pela ferramenta e basta ir clicando com ela nas partes danificadas da imagem
Aparece sempre um sinal de mais (+) quando se está utilizando essa ferramenta. Esse mais indica que a partir do local selecionado com a tecla Alt , as partes sucedentes da imagem serão copiadas na medida em que se arrasta a ferramenta.
Antes de utilizar essa ferramenta eu usei o recurso de sobreposição de camadas. Escolhi Layers (camadas; atalho: tecla F7). Tecle Control J (Ctrl+j) e a camada é duplicada. E aí vá testando os modos de sobreposição na primeira camada, até escolher um que visualmente melhore a imagem. No caso, escolhi o modo multiply (multiplicação). O multiply, a grosso modo, fortalece as cores meio sumidas da imagem.
O próximo passo é colorir a imagem. Final de semana quando eu concluir eu tento descrever como fiz.
Esse processo é simples, requer treino com a ferramenta de clonagem e uma dose de paciência. Mas conforme for treinando, pesquisando tutoriais no Youtube, etc., vai notar seu aperfeiçoamento.
Assim que puder faço um vídeo básico mostrando como fiz.

ANTES E DEPOIS

0 comentários:

Postar um comentário