segunda-feira, 22 de junho de 2009

36 Gradientes rosas e pinks e tutorial básico de Photoshop

Download:
http://rapidshare.com/files/247406262/GRADIENTS_pINK.rar

Com esses gradientes dá pra fazer muita coisa linda, com temas em geral femininos, inclusive frames bem básicos, como o exemplo abaixo:


Pra fazer este frame básico, é super simples.
1 - Primeiro, baixe o gradiente. Descompacte o arquivo zipado, e copie o arquivo com extensão grd que é a extensão comum de gradiente do Photoshop. O caminho da pasta geralmente é: C:\Arquivos de programas\Adobe\Adobe Photoshop CS4//Presets/Gradients (copie esse endereço local e cole no Explorer, aí você navega direto pra pasta de gradientes do Photoshop).
O meu tá CS4 porque é a minha versão do Photoshop, se a sua for o CS3 mude o caminho de CS4 pra CS3, e assim com as outras versões (8; 9; CS2; etc.).
2 - Agora, pode abrir o Photoshop e o gradiente já vai ser inicializado com o programa. Para utilizar o gradiente vá na caixa de ferramentar (toolbox) e escolha a ferramenta de gradiente ou clique a letra G (G é o atalho pra lata de tinta ou gradiente). O gradiente propriamente dito fica no mesmo menu da lata de tinta.
A primeira imagem abaixo representa a lata de tinta (ícone do meio). Ela preenche o espaço desejado com uma única cor. É isso o que o difere do gradiente:
Já essa próxima imagem representa o gradiente (ícone do meio). Ele preenche com uma série de cores previamente definidas um local da imagem escolhida. Essas cores podem ser modificadas no Photoshop (explico isso depois).

3 - Abra uma nova imagem. Digite ao mesmo tempo as teclas de Ctrl + N (famoso control N) no teclado obviamente. Pra o tamanho comum de uma foto, eu escolho o padrão 15X10 cm, background content (fundo da imagem) escolha transparente, resolução em pixels escolho normalmente 300 DPI. Por que 300 DPI? Para garantir uma boa qualidade na impressão. Se for só pra internet mesmo, acho que 72 DPI resolve. Após clicar em Ctrl N, veja se deixa os dados conforme mostrados na imagem abaixo:

4 - Preenchendo com gradiente - Agora sim. Escolha o gradiente rosa. E navegue por entre os gradientes contidos no arquivo de gradiente. Quando clicar na letra G e escolher gradiente, lá em cima no menu superior direito, vai aparecer um menu com opções de gradiente. O menu de gradientes é esse pequeno triângulo (seta apontando, indicando que tem uma lista de opções ali). Pronto: clique no gradiente.

5 - Basta tocar o espaço vazio e puxar o gradiente. Você vai notar que a direção que você puxar o gradiente e o tamanho da linha de gradiente que você puxar vai determinar o modo como o gradiente vai ficar espalhado na área transparente. Tente fazer, please!
Você vai obter assim um background feito com gradiente. Esses backgrounds são muito legais para colocar em fundos de imagens, montagens, etc. Veja um exemplo:

6 - Criando um fundo transparente com ferramenta de seleção. Essa parte é fundamental pra criar a moldura básica pra pôr uma foto. Escolha a ferramenta de seleção quadrada (rectangular marquee tool) na caixa de ferramentas ou clique no atalho M. Ela é a primeira ferramente deste atalho. As outras estão demonstradas na segunda imagem abaixo. Veja - Take a look:
Pronto! Agora com cuidado, utilize esta ferramenta fazendo um quadrado na área da imagem (área que até aqui está transparente). A área escolhida vai ficar conforme mostrado na imagem abaixo:

Isso! Agora clique na tecla Del para eliminar a área. Você obterá a seguinte área transparente.

Se quiser modificar o formato da seleção antes de fazer a moldura (leu e entendeu né?), isto é, antes de deletar a área selecionada, vá lá em cima no menu superior e escolha:
SELECT - TRANSFORM SELECTION, vai aparecer um quadrado ao redor da imagem. E lá em cima do lado direito do menu superior uma caixa com 3 opções, onde tem um ícone parecendo um diamante, uma caixa com sinal de recusar (que é um círculo com uma diagonal) e um ícone de V (representa a escolha, como se fosse o que você já definiu). Clique no diamante e mexa à vontade na seleção, até ficar num formato que você deseje. Após isto clique no V. E se este já for o formato desejado clique em Del para tornar aquela área transparente.

Desta vez, obtive a seguinte moldura:


Gente, este é um tutorial básico de moldura, deu para aprender algumas coisas. Assim, vou aumentando gradativamente o nível de complexidade dos tutoriais de molduras. Depois ensino a pôr efeitos de brushes, adicionar elementos decorativos, sempre do modo mais simples até chegar nos mais elaborados.
Este tutorial foi inteiramente escrito por mim. Por favor, se copiar dê os créditos.