domingo, 28 de junho de 2009

Modificando cores dos olhos com Photoshop

Postei, hoje, esse vídeo-tutorial no Youtube. Espero que gostem. É sobre a modificação de cores dos olhos, utilizando as ferramentas quick mask tool (máscara rápida) e Controle de hue/saturation (matiz/saturação).
Atalho para quick mask tool: letra Q
Atalho pra hue/saturation: Ctrl+U (control U)
Agora assista ao vídeo e entenda direitinho como modificar a cor dos olhos. Esse processo pode ser aplicado a qualquer áreas que se deseje de uma imagem. Em casos, com imagens com separação de cores muito confusas, obviamente, as seleções têm que ser muito bem-feitas e com rigor.
É a primeira vez que utilizo a nova ferramenta de anotações do YouTube: muito prática e inteligente.




Agora o passo a passo para entender as anotações do vídeo:

1. Clique D e deixe o Photoshop com as cores padrões: preto e branco.
2. Depois entre em quick mask tool (ícone quadrado no final da caixa de ferramentas). O atalho é a letra Q.
3. Escolha brush meio desfocada tamanho 15. O tamanho é opcional.
4. Procure com calma circundar com a brush a área da íris (cor dos olhos).
5. Faça isso nos dois olhos.
Obs.: esse movimento de aproximação e afastamento da imagem é feito com o botão mediano (do meio) do mouse. Você tem que configurar isso em opções do programa.
6. Agora vá em plugins - Blur (desfoque) - Gaussian blur (desfoque gaussiano) e escolha um que deixe a área a ser recolorida bem demarcada.
Eu escolhi radius 2,8. Isso vai depender de você.
7. Após aplicar o plugin, vá no ícone da quick mask tool e desmarque-a. Assim, você verá que o Photoshop selecionou toda essa área. Vá em select e escolhe invert select (inverter seleção).
Assim, ficarão selecionados apenas os olhos. Pra facilitar clique Ctrl H (control+H) isso vai deixar invisível a caixa de seleção. Foi que fiz pra visualizar melhor o efeito.
8. Clique na cor preta da ferramenta color picker e escolha a cor que deseja ativar para colocar na área selecionada.
9. Agora vamos mudar a cor dos olhos: clique Ctrl + U (control U): Vai abrir a caixa de controle de hue/saturação. Marque preview e colorize (colorir).
Vá variando os valores até que visualize a cor, o brilho e a intensidade que agradar aos seus olhos.
10. Enfim, Ok. Clique Ctrl D pra desfazer a sleção e salve seu trabalho.
Pra entender melhor o que são esses controles de hue/saturation:

1 - Sobre matiz:
"Em colorimetria, matiz é uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul, etc. As outras duas propriedades são a saturação e a luminosidade podendo esta última ser entendida ainda como reflectância ou transmitância.
Matiz também é uma das três dimensões em alguns modelos de cor junto com saturação e luminosidade às quais, às vezes, se junta uma outra dimensão, para emular um outro atributo, a transparência. Já na teoria das cores, matiz se refere à cor "pura", sem adição de branco ou preto. No círculo de cores desta teoria, o matiz é um elemento posicionado no círculo mais externo cuja cor se torna mais branco na medida que se aproxima do centro. O matiz também permanece inalterado ao se adicionar sua cor complementar (ou oposta), quando então o matiz se esmaece até se tornar gradualmente cinza."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Matiz_(cor)

2 - Sobre Saturação:
Em colorimetria e também no modelo de cor HSV (ou HSB), saturação ou grau de pureza da cor é um parâmetro que especifica a qualidade de um matiz de cor pelo grau de mesclagem do matiz com a cor branca, sendo usual referir-se também à reflectância da amostra como um atributo daquela cor. As outras modalidades são o matiz e a luminosidade; às vezes usa-se uma quarta dimensão, o canal alfa.
No modelo de cor HSL, saturação é a proporção de quantidade de cor em relação à cor cinza média. Quanto menos cinza na composição da cor, mais saturada ela é. Nesse modelo, a luminosidade é um atributo da cor independentemente do seu grau de pureza. No modelo HSL, a redução da saturação transforma a cor em cinza médio. De modo similar aos aparelhos de TV que transformam uma imagem a cores em branco-e-preto simplesmente diminuindo a saturação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Saturação